+

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/pec-g

 

Normas:

Resolução n° 018/2017-CEP: Aprova o Relatório Final da Comissão Instituída pela Portaria nº 1.104/2016-GRE, para estudos e readequação dos procedimentos e política da Universidade ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e revoga a Resolução nº 087/1987-CEP.

Decreto nº 7948/2013: Dispõe sobre o Programa de Estudantes - Convênio de Graduação - PEC-G

 

Clique aqui para acessar o Calendário de Atividades Acadêmicas

ATENÇÃO: Tragam fotocópias dos documentos originais solicitados nos Editais para arquivarmos no processo de registro acadêmico.

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação

 Edital nº 006/2019-DAA: Publica procedimentos e prazo de matrícula para os candidatos aprovados no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), para o ano letivo de 2019.

Termo de compromisso e de responsabilidade financeira