Orientações aos Coordenadores de Curso de Graduação Presencial

Prezado(a) Coordenador(a) dos Cursos de Graduação Presenciais

Considerando a Resolução nº 023/2021-CEP que dispõe sobre a manutenção do Ensino Remoto Emergencial e a retomada gradual das disciplinas práticas do eixo profissionalizante, seguem orientações para esclarecer algumas rotinas atendidas pela Coordenação e após pela PDA/DAA neste período e assim agilizar os trabalhos de todos.

1) As alterações de horários dos alunos devem ser enviadas através de e-mail com todas as informações (ra e nome do aluno, código da disciplina e turma). Para seu auxilio e caso haja interesse estão disponibilizados na página da DAA - Horários 2021 - os formulários de 01 a 4 para cada rotina. Além disso na SAV há também os relatórios sar096 com o número de matriculados por disciplina/turma, sar023 por curso com a relação das disciplinas ofertadas e seu horário e o sar103-horário do aluno.

Algumas possibilidades de alterações de acordo com a Res. 022/2019-CEP:

- ao aluno que tiver reprovado somente por FALTAS terá que cursar a disciplina sem direito a plano, e conforme artigo 11, antes do envio do horário é passada uma rotina que tira o direito ao plano das disciplinas que não possuem conflito de horário. Após o recebimento de horário de aulas, caso ele queria puxar disciplinas estas não deverão conflitar com as já matriculadas.

- ao aluno retido na série é possível puxar disciplinas de séries posteriores desde que haja vagas e não haja conflito de horário, cabendo a coordenação a análise (formulário 2).

- ao aluno que queira cursar disciplinas em outro curso, como EXTRACURRICULAR, é permitido pela Resolução no limite de 03 disciplinas por ano, sendo necessária a autorização dos dois Coordenadores envolvidos, de seu curso e do Coordenador do curso a que pertence a disciplina (Vaga e turma) (Formulário 3).

-ao aluno que queira cursar disciplinas em outros cursos por equivalência à sua, deverá ter autorização das duas Coordenações envolvidas, sendo que o seu Coordenador deverá analisar a equivalência (programa/ementa/ch) e o Coordenador do curso a qual é ofertada a disciplina a vaga/turma (Formulário 3).

-não existe trancamento de disciplina específica, mas de acordo com o artigo 8 da referida resolução é possível ao aluno que possui dependências, a SUSPENSÃO de SÉRIE, onde o aluno suspende as disciplina da série pra cursar preferencialmente as dependências, podendo ainda  ficar com as disciplinas que não conflitarem com as dependências, mas no ano seguinte ficará retido na série com as disciplinas que deixou de cursar.

- ao aluno que queira mudar de turma, tanto dentro do turno dele como para o contraturno, é necessária a autorização e análise de sua Coordenação quanto a conflito e vagas (Formulário 1).

- afim de facilitar a escolha das disciplinas/turmas pelos alunos sugerimos divulgar o horário do curso aos mesmos. Também informamos que sempre é disponibilizado a cada início de semestre, na página da DAA  o sar378 com a oferta de todas as disciplinas da Instituição por ordem alfabética.

2) O relatório sar103 – horário de aulas será enviado ao aluno até 09 de agosto e foi organizado para atender aulas presenciais. Portanto ele servirá apenas para nortear a matrícula ao aluno. Constará na última folha deste relatório a seguinte informação:

Desconsiderar o Ensalamento no período de Ensino Remoto: 09/08/2021 a 15/12/2021 Informações sobre o Horário de aulas 2021 acesse a página: http://www.daa.uem.br/horarios-2021

3) De acordo com a Res. 023/2021-CEP o aluno que não desejar cursar disciplinas de forma remota poderá solicitar o cancelamento de quantas disciplinas em ERE desejar. Para isto basta preencher o Formulário 4 (sugestão nossa) encaminhar o pedido à sua coordenação de curso que verificará se essa disciplina realmente está sendo ministrada de forma remota e após encaminhará a PDA para atendimento. Lembramos que é somente para disciplinas anuais e do primeiro semestre de 2021 e até decorridos 50% da carga horária da disciplina.

4) Ainda de acordo com a Resolução 023/2021 - CEP o aluno poderá trancar o seu curso sem custo e sem prejuízo no tempo de integralização curricular basta acessar Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) e solicitar. Lembrando que o trancamento do curso é para o ano letivo de 2021 e não para um único semestre. O trancamento do curso não afeta as disciplinas com situação já finalizada (aprovação ou reprovação), maiores informações acerca de trancamento de curso – sec-aca@uem.br.

5) Na SAV começarão a ser disponibilizados, a partir de 04 de agosto, aos Coordenadores diversos relatórios dentre eles alguns destacados abaixo:

SAR031A e B - RELAÇÃO DE ALUNOS MATRICULADOS POR CURSO e POR DISCIPLINA/TURMA inclusive com e-mails dos alunos;

SAR200 – GRADE CURRICULAR DO CURSO;

SAR096 - RELAÇÃO COM TOTAL DE MATRICULADOS POR DISCIPLINA/TURMA DO CURSO;

SAR023 – RELAÇÃO DE TURMAS POR CURSO;

SAR367 - RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS NÃO CURRICULARES POR CURSO;

SAR104 - MATRIZ CURRICULAR DO CURSO;

SAR103 – HORARIO DO ALUNO.

6) A DAA/PDA não efetivará atendimento presencial ao aluno (evitar aglomerações), e caso a Coordenação tenha necessidade solicitamos agendar através do e-mail sec-pda@uem.br.

7) Na página da DAA é possível realizar o download de um Manual com Instruções Básicas aos Coordenadores de Cursos de Graduação produzido antes da Pandemia.

8) Quanto a sincronização com a SAV e o Google ClassRoom. Após a alteração no sistema da DAA/PDA a sincronização é realizada toda a noite. Dessa forma uma alteração realizada num dia estará no Google ClassRoom no dia seguinte.

9) Aproveitamos para informar e solicitar ampla divulgação de que todas as informações estão sendo disponibilizadas na página da DAA – www.daa.uem.br para conhecimento da Comunidade Acadêmica da UEM.

Agradecemos a compreensão de todos(as) !