Orientações aos Coordenadores de Curso de Graduação Presencial

Essas orientações tentam esclarecer algumas rotinas que podem ser atendidas pela PDA/DAA neste período afim de cumprir a res.006/2020-CEP:

1) Quanto ao horário de aulas de seus alunos, afim de não haver modificações no PPC conforme estipula a Resolução nº.006/2020-CEP, você poderá alterar o período de oferta (data de início e fim) a serem ministradas as disciplinas, lembrando que as disciplinas de forma remota devem ser ministradas até 31/12/2020, portanto em caso de disciplina anual concentre a parte remota no S1 e a parte presencial no S2

2) O relatório sar103 – horário de aulas do aluno foi organizado para atender aulas presenciais, portanto ele servirá apenas para nortear a matrícula ao aluno. Nesse link há um modelo de horário que seus alunos receberão após o dia 10 de agosto de 2020.

3) Na SAV há agora um relatório (SAR031B) como todos os alunos matriculados do seu curso e o e-mail institucional do aluno que facilita esse contato: há relatório com e-mail de todos os alunos, turmas, séries.

4) A informação de quais disciplinas e sua forma de serem ministradas (ERE) ficarão entre o Coordenador, Departamento que oferta a disciplina, Docentes e Discentes.

5) Quanto a sincronização com a SAV e o Google ClassRoom. Como são mais de 12 mil turmas e o processo é lento e assim algumas turmas ainda não foram sincronizadas. O NPD acredita que no mais tardar até  início das aulas tudo estará sincronizado. Posteriormente haverá sincronização periodicamente. Lembrando ainda que as turmas no Google ClassRoom são criadas após serem atribuídos docentes na SAV a essas disciplinas/turmas.

6) Sobre o Moodle P.  Foi decidido em reunião técnica do NPD a não recomendação de seu uso. Porém o docente poderá utilizá-lo normalmente mas terá que criar a sua própria turma. O NPD não irá criar/sincronizar turmas no Moodle P mas o NEAD tem rotinas para isso. Mas, a equipe técnica do NPD e do NEAD não acreditam que os servidores do Moodle aguentem a carga necessária para todas as atividades do ERE. Desta forma, recomendamos peremptoriamente a utilização do Google ClassRoom.

7) Ainda de acordo com a resolução 006/2020 - CEP o aluno poderá trancar o seu curso sem custo e sem prejuízo no tempo de integralização curricular basta acessar a Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) e solicitar. Lembrando que o trancamento do curso é para o ano letivo de 2020 e não para um único semestre.

8) O aluno que não desejar cursar disciplinas de forma remota poderá solicitar o cancelamento de quantas disciplinas em ERE desejar.  Para isto basta preencher o Formulário 4 (sugestão nossa) encaminhar o pedido ao seu coordenador que verificará se essa disciplina realmente está sendo ministrada de forma remota e após encaminhará a PDA para atendimento.

9) O aluno pode também solicitar cursar outras disciplinas, que estão sendo ministradas de forma remota, havendo o cuidado por parte da Coordenação na análise de conflito casa haja conteúdo presencial ou remoto, e havendo conflito, o Coordenador ao autorizar a matrícula deverá informar na solicitação que tal conflito ocorrerá mas a disciplina será em ERE.

10) A DAA/PDA não efetivará atendimento presencial ao aluno, e caso a Coordenação tenha necessidade basta agendar através do e-mail sec-pda@uem.br

11) Aproveitamos para informar e solicitar ampla divulgação de que todas as informações estão sendo disponibilizadas na página da DAA para conhecimento da Comunidade Acadêmica da UEM.

12) Finalmente nesse link é possível realizar o download de um Manual com Instruções Básicas aos Coordenadores de Cursos de Graduação produzindo antes da Pandemia.

Agradecemos a compreensão de todos