Orientações aos Coordenadores de Curso de Graduação Presencial

Prezado(a) Coordenador(a) dos Cursos de Graduação Presenciais

Considerando a Resolução 017/2020-CEP que prorrogou o ERE estabelecido na Res.006/2020-CEP, seguem algumas orientações para esclarecer algumas rotinas que podem ser atendidas pela PDA/DAA neste período e assim agilizar os trabalhos de todos.

1) Quanto ao horário de aulas de seus alunos, afim de não haver modificações no PPC conforme estipula a Resolução nº.006/2020-CEP, você poderá alterar o período de oferta (data de início e fim) a serem ministradas as disciplinas, conforme já foi realizado no 1º. Semestre de 2020.

2) Caso haja necessidade de abertura ou fechamento de turmas, alteração de horário de oferta ou alguma mudança no horário do CURSO favor nos enviar um e-mail com as informações, preferencialmente somente as alterações a serem implementadas ou destacadas no horário de aulas – lembramos aqui que por trabalharmos com o Regime Seriado Anual deverá se observar conflitos entre disciplinas do S1, S2 e anuais. Solicitamos o envio dessas alterações com urgência para podermos implementar, antes do início das aulas, pois o prazo é curto e atenderemos conforme envio. A DAA/PDA irá realizar as manutenções nos horários por ordem de data de envio dos e-mails.

3) Demais alterações de horários dos ALUNOS (mudança de turma, solicitação de disciplina de série posterior, de outro curso por equivalência ou extra-curricular, o aluno deverá solicitar as coordenações de curso e após sua análise quanto a vagas, conflito de horário e em concordância com a Resolução 022/2019-CEP solicitamos que seja enviado através de e-mail. Para seu auxilio e caso haja interesse estão disponibilizados na página da DAA os formulários de 01 a 4 para cada rotina e também nos dispomos a enviar por e-mail caso tenham interesse.

4) O aluno pode também solicitar cursar outras disciplinas, que estão sendo ministradas de forma remota, havendo o cuidado por parte da Coordenação na análise de conflito casa haja conteúdo presencial ou remoto, e havendo conflito, o Coordenador ao autorizar a matrícula deverá informar na solicitação que tal conflito ocorrerá mas a disciplina será em ERE.

5) O aluno que não desejar cursar disciplinas de forma remota poderá solicitar o cancelamento de quantas disciplinas em ERE desejar. Para isto basta preencher o Formulário 4 (sugestão nossa) encaminhar o pedido ao seu coordenador que verificará se essa disciplina realmente está sendo ministrada de forma remota e após encaminhará a PDA para atendimento. Lembramos que a partir do momento que o professor responsável pela disciplina realizar o fechamento das Avaliações Periódicas não é mais possível efetivar o cancelamento por ERE.

6) Ainda de acordo com a Resolução 006/2020 - CEP o aluno poderá trancar o seu curso sem custo e sem prejuízo no tempo de integralização curricular basta acessar a Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) e solicitar. Lembrando que o trancamento do curso é para o ano letivo de 2020 e não para um único semestre. O trancamento do curso não afeta as disciplinas com situação já finalizada (aprovação ou reprovação).

7) O relatório sar103 – horário de aulas do aluno foi organizado para atender aulas presenciais, portanto ele servirá apenas para nortear a matrícula ao aluno. Nesse link há um modelo de horário que seus alunos receberão após o dia 15 de janeiro de 2021.

8) Na SAV estão disponibilizados aos Coordenadores diversos relatórios dentre eles alguns destacados abaixo:

SAR031A e B - RELAÇÃO DE ALUNOS MATRICULADOS POR CURSO e POR DISCIPLINA/TURMA inclusive com e-mails dos alunos;

SAR200 – GRADE CURRICULAR DO CURSO;

SAR096 - RELAÇÃO COM TOTAL DE MATRICULADOS POR DISCIPLINA/TURMA DO CURSO;

SAR367 - RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS NÃO CURRICULARES POR CURSO.

SAR103 – CONSULTA AO HORARIO DO ALUNO;

9) A informação de quais disciplinas e sua forma de serem ministradas (ERE) ficarão entre o Coordenador, Departamento que oferta a disciplina, Docentes e Discentes, conforme disposta na Resolução nº.006/2020-CEP.

10) A DAA/PDA não efetivará atendimento presencial ao aluno (evitar aglomerações), e caso a Coordenação tenha necessidade solicitamos agendar através do e-mail sec-pda@uem.br. PORTANTO HAVERÁ HORÁRIO PRESENCIAL AGENDADO SOMENTE PARA AS COORDENAÇÕES DE CURSO.

11) Na página da DAA é possível realizar o download de um Manual com Instruções Básicas aos Coordenadores de Cursos de Graduação produzindo antes da Pandemia também já foi enviado em e-mail anterior.

12) Quanto a sincronização com a SAV e o Google ClassRoom. Após a alteração no sistema da DAA/PDA a sincronização é realizada toda a noite. Dessa forma uma alteração realizada num dia estará no Google ClassRoom no dia seguinte.

13) Ainda de acordo com a Resolução 006/2020 - CEP o aluno poderá trancar o seu curso sem custo e sem prejuízo no tempo de integralização curricular basta acessar a Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) e solicitar. Lembrando que o trancamento do curso é para o ano letivo de 2020 e não para um único semestre. Dessa forma trancamentos realizados a partir de agora irão afetar as disciplinas cursadas ou não do 1º. Semestre de 2020.

14) Aproveitamos para informar e solicitar ampla divulgação de que todas as informações estão sendo disponibilizadas na página da DAA para conhecimento da Comunidade Acadêmica da UEM.

Agradecemos a compreensão de todos